Pular para o conteúdo principal

Ensinando xadrez com o método de Glenn Doman

O método de Glenn Doman tem uma "regra de ouro" muito importante para manter o interesse da criança nas sessões de ensino: faça sessões rápidas e termine antes da criança querer parar. Exatamente com enfoque neste regra, eu montei uma estratégia para ensinar xadrez à minha filha Mirela (2 anos e meio). As primeiras sessões foram focadas na identificação das peças e na montagem do tabuleiro (posição das peças). Antes da décima sessão, ela já aprendeu a identificar todas as peças e o posicionamento das mesmas no tabuleiro. O tempo das sessões da primeira etapa variou entre 5 e 10 minutos. 
A próxima etapa será ensinar os movimentos das peças. Acredito que o tempo deverá ser um pouco superior do que o tempo da primeira etapa. No vídeo a seguir, mostro como é feito uma sessão da primeira etapa.
Vale destacar que o método de Glenn Doman trata o ensino como uma brincadeira. Basta observar o vídeo para entender que a criança se diverte nas sessões, ou seja, é possível ensinar xadrez para um bebê com muita alegria e diversão.
O mais recente pedido da minha filha é para aprender a montar o cubo mágico, mas para isso eu ainda não descobri uma forma didática de ensinar.

Comentários

  1. muito fofa <3 adorei , é muito inteligente e ela está mesmo se divertindo. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi como está o processo do xadrez? Alguma novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje publiquei mais um post sobre o xadrez. No vídeo é possível observar que o método está dando certo.

      Excluir
  3. Olá, estamos sentindo falta de novos posts!!! Como está a filhota!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a chegada do segundo filho e a mudança de Brasília para Fortaleza, acabei dando uma pausa nas publicações até reorganizar todas as minhas novas rotinas. Agora estou retomando com o assunto que despertou muito interesse. Também vou começar com temas novos como o ensino de programação para crianças, assim as mamães que começaram com o ensino de leitura para bebês, poderão evoluir com novas metodologias para estímulo. Aguarde as novidades.

      Excluir
  4. Não sei se é consequencia da estimulação do método. Mas da pra ver que ela é bem inteligente pelo apego que tem aos detalhes. Sempre percebendo que a peça tem algum defeito. Muito interessante

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa interessante seria comprar um xadrez infantil com cores chamativas para despertar interesse na criança

    ResponderExcluir
  6. Helton, boa tarde. Adorei seu blog.
    Moro em Fortaleza e comprei neste Natal, brinquedos educativos para meu neto de procurei sites de como ensinar xadrez para crianças, ele tem 7 anos, fará 8 anos em fevereiro. Um jogo de xadrez e um outro de letras soltas para formar palavras. Antes de dar o presente preciso saber jogar.
    Adorei as dicas, pois vamos aprender juntos, avó e neto. Acho que ele vai me dar aulas! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Sou pedagogo e desenvolvo projeto de ensino de Xadrez a crianças. Muito bacana sua iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ensinar seu bebê a ler: método de Glenn Doman

  Desde o lançamento da obra de sucesso mundial denominada  Como Ensinar Seu Bebê a Ler: A suave Revolução , a jornada para ensinar um bebê a ler passou a ser amplamente adotada em diferentes países. Glenn Doman abriu um mundo de possibilidades para o ensino de bebês expondo o potencial que, até há pouco tempo, era negligenciado pelos pais. A aprendizagem precoce que aproveita a enorme capacidade das crianças de aprenderem nos primeiros anos de vida passou a ser bastante conhecida em nível mundial. Origem O método desenvolvido por Glenn Doman foi inicialmente direcionado às crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O objetivo era superar estas barreiras através de um conjunto de programas de estimulação que engloba todas as áreas necessárias. Este método é constituído por técnicas adequadas à estimulação global infantil. Os programas foram planejados para crianças de zero a seis anos. Ao longo das suas pesquisas, Glenn Doman observou que o método poderia ser ap...

Material da Fase 1 para aplicação do método de Glenn Doman

É importante que os pais se antecipem na preparação do material. A fase 1 (palavras) é iniciada a partir do terceiro mês, quando a visão do bebê já está preparada para identificar as palavras no formato que irei expor logo a seguir. Eu estabeleci uma meta de 160 palavras para esta fase 1 e preparei o material na numa gráfica rápida para economizar o meu tempo. O material a ser preparado deve ter o formato de cartões retangulares com a dimensão de 60cm de largura e 10cm de altura. As palavras devem ter em torno de 7cm de altura. As palavras que irão constar nestes cartões devem estar em cor vermelha e as letras devem possuir uma espessura de 1,5cm. O papel deve ser totalmente branco (constando unicamente a palavra em vermelho). A figura a seguir exemplifica a estrutura do material: Se você gostou da postagem e quer ficar informado sobre as novas publicações, clique no botão curtir:

Como o Método de Glenn Doman poderá preparar as crianças para um futuro sem empregos

 Atualmente vivenciamos um momento difícil no Brasil quando analisamos o cenário de um futuro próximo dominado pela inteligência artificial e comparamos com o modelo ensino tradicional (aceito pela sociedade ou pelo estado como "padrão" a ser adotado). Não precisa ser um estudioso no assunto para enxergar a desconexão entre as inovações que impactam o nosso mundo e os modelos de ensino adotados no Brasil. Ao entender o método de Glenn Doman, observamos que ele é um importante passo no processo de aprendizagem que pode aproveitar de forma mais adequada o potencial das crianças nos primeiros anos de vida. A leitura é um primeiro passo para acesso à todo o conteúdo produzido pela humanidade. O desenvolvimento da real capacidade do nosso cérebro pode e deve ser iniciada na infância para que tenhamos futuros profissionais capazes de desenvolver propostas inovadoras de alto valor agregado para gerar negócios num futuro onde os trabalhos manuais, os repetitivos e, até mesmo, o...