A escolha das primeiras palavras que serão utilizadas na Fase 1 pode ser um pouco difícil. Então, resolvi disponibilizar a lista que utilizei (sem os nomes dos parentes, por uma questão óbvia) com a minha filha.
Espero que esta lista possa ajudar os pais que estão iniciando o método de Glenn Doman.
Lista de palavras sugeridas:
Espero que esta lista possa ajudar os pais que estão iniciando o método de Glenn Doman.
Lista de palavras sugeridas:
- água, amarelo, aranha, áspero, azul.
- baleia, banana, banheira, banheiro, barata, barriga, bebendo, bico, boca, bola, bonito, braço, branco, brilhando, bumbum.
- cabeça, cabelo, cachorro, cadeira, calça, calcanhar, cama, caminhão, canela, cão, cenoura, cheio, chorando, chupeta, cinza, claro, cobertor, cobra, colher, comendo, comprido, computador, correndo, costas, cotovelo, coxa, curto.
- dedo, dente, dinossauro, direito, dormindo.
- elefante, engatinhando, escova, escuro, esquerdo.
- feio, feliz, física, fogão.
- gato, geladeira, girafa, gordo, gorila, grande.
- hipopótamo.
- janela, joelho, jogando.
- lábio, lagartixa, laranja, leite, lençol, lendo, limpo, língua, liso, lua, luva.
- maçã, magro, mamadeira, mamãe, manteiga, mão, mapa, marrom, matemática, meia, mesa, morango, mosquito.
- nadando, narina, nariz, notebook, nuca, nuvem.
- olho, ombro, orelha, ouvido, ouvindo, ovo.
- pão, papai, parede, pé, peito, peixe, pente, pequeno, perna, pescoço, pijama, pinguim, polegar, poltrona, porta, preto, pulando.
- queixo, queixo.
- raposa, rastejando, refrigerador, rinoceronte, rosa, roxo.
- sapato, sobrancelha, sol, sorrindo, subindo, suco, sujo.
- televisor, testa, tigre, trabalhando, travesseiro, triciclo, triste, TV.
- umbigo, unha, uva.
- vazio, verde, vermelho, violeta.
- xícara.
Helton,
ResponderExcluirMuito obrigada pelo envio das palavras. Isso me ajudou muito!
Quanto ao custo (comentei com você anteriormente), encontrei uma forma bem acessível. Mandei imprimir as palavras em papel sulfite A0, colei em papel-cartão e cobri com papel contact. Com isso, 255 palavras ficaram em cerca de R$200,00... Dá trabalho, mas compensa pra quem não pode gastar muito...
Obrigada pela ajuda!
Que Deus abençoe a todos nós, pais, com muita sabedoria para educar nossos filhotinhos!!!
será q posso iniciar o metodo com um bb de 2 anos, a partir de q etapa?
ResponderExcluirOi, eu fiz um post que trata desta questão da idade. Veja o link: http://www.bebegenio.com.br/2011/09/idade-certa-para-comecar-o-metodo-de.html
ExcluirOi pessal eu estou desesperada pra consegui o livro, mais não encontro em nehum lugar, encontreiem um site, mais tinha muitos comentarios que o site vendia e não entregava os produtos. se algem puder me ajudar.
ResponderExcluirOi Marcy, existem vários pais procurando o livro e até o momento não há previsão de disponibilidade. Já fiz contato com a editora aqui no Brasil, mas não há novidades. Se tiver alguma novidade eu publico.
ExcluirUma opção pode ser buscar no www.estantevirtual.com.br
ResponderExcluirGente, apareceu o livro na Livraria cultura!
ResponderExcluirEu comprei e algumas amigas tb.
Olá Dani, você me venderia uma xerox desse livro. É a edição de 2006? Está impossível comprar esse livro.
ExcluirPara escolher palavras, pode ser legal buscar nos livrinhos (fora do método) que o bebê já tem. Assim quando estiver brincando com eles lembrará do que já foi mostrado.
ResponderExcluirÓtima sugestão.
ExcluirHelton, comprei o livro, já li todo mas ainda tenho algumas dúvidas. Ao começar o método com a criança muito novinha (recém nascido), nós vamos chegar na etapa 1 com a criança bem nova também. Em relação as cores, eles recomendam que façamos um quadrado com a cor descrita no verso do cartão e mostre à criança em seguida da palavra. E com outras palavras que não sejam cores? Não seria ideal que também colocássemos gravuras que representasse aquela palavra, como a foto de uma banana, por exemplo? Na etapa de sentenças o livro recomenda que façamos isso na confecção dos livros, colocando imagens que podem ser, inclusive, fotos da criança. Mas e antes dessa etapa? Como a criança vai saber que cabeça é cabeça? Porque o livro não fala nada que devemos, por exemplo, pegar na cabeça enquanto mostramos a palavra. Devemos fazer isso ou não? Na parte dos animais, imagino que palavras como tigres, elefantes, é difícil da criança saber o que é se não tiver uma representação daquilo, já que não faz parte da rotina. Tem uma parte do livro em que ele fala para escolher palavras que sejam adjetivos como grande, pequeno pra fazerem parte das sentenças. Ele fala em mostrar pra criança, e nessa parte ele até diz que a criança que tem irmãos, por exemplo, tem uma noção do que é grande ou pequeno. Mas se começarmos desde recém nascido, quando chegarmos na parte das sentenças a criança ainda não tem idade suficiente para entender o que é grande ou pequeno. Enfim...ainda estou bem confusa. A primeira coisa que pensei e comecei a fazer, antes mesmo de conhecer seu blog, foi a planilha para o planejamento do método mas acabei me perdendo. Fico sem saber quantas palavras mais ou menos devem fazer parte da etapa 1, quando deve terminar esta etapa. Ainda tenho outras dúvidas mas que só vou me lembrar se eu ler o livro novamente. Kkkkkk. Se você puder me ajudar nos esclarecimentos eu ficaria muito gradecida! Parabéns pelo blog e pela iniciativa em ajudar pessoas que também querem mergulhar nesse método, como você fez.
ResponderExcluirO principal para passar de etapa é respeitar o ritmo da criança.
ExcluirTambém tenha algumas dúvidas, quantas palavras usar e quanto passar pra próxima etapa?
ResponderExcluirO grupo de palavras pode variar e o tempo de aplicação depende de cada criança. Priorize as palavras que você considera mais importantes. O tempo depende do ritmo da criança. Recomendo o curso: http://www.cursodamirela.com.br
Excluir